top of page

SOBRE O ENCONTRO

O Encontro Regional dos Estudantes de Letras (EREL-NE) terá sua XVIII edição sediada no estado de Pernambuco, o coração do Nordeste, entre os dias 12 e 16 de abril de 2017.

Este ano, o Encontro propõe uma temática que estimula a reflexão e discussão acerca das diretrizes curriculares nacionais e a escolarização dos saberes na área de Letras diante do (novo) contexto sociopolítico.

Na atualidade, é consensual que a Educação envolva o confronto de aspectos psicológicos, sociais, políticos, econômicos e culturais, plurais e contraditórios. Hoje, a instituição escolar é espaço de (re)construção de saberes, normas, atitudes, valores, de desenvolvimento de capacidades individuais e, principalmente, coletivas (PACHECO; MORGADO, 2002)¹. Neste sentido, é inevitável que as diretrizes curriculares do curso de Letras sejam atravessadas pelas mudanças que as políticas públicas e as teorias e perspectivas que envolvem a prática educativa nos âmbitos escolares básico e superior causam.

Intitulado “Currículo, Identidade e Formação do Profissional de Letras: desafios e dilemas do (novo) contexto sociopolítico brasileiro”, nosso tema traz à discussão a atual conjuntura política, econômica e social em suas influências diretas na vida escolar, acadêmica e profissional de todos os que têm relação com o Curso de Letras. Assim, objetivamos refletir acerca de assuntos como: a Medida provisória nº 746/2016, que trata da tão questionável reforma nas diretrizes e bases da educação nacional do Ensino Médio; cortes e ameaças ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência); redução de 18% do número de vagas de ingresso ao ensino superior público; extinção do programa Ciência Sem Fronteiras para os cursos de graduação além de outros retrocessos que afetam diretamente a Educação e toda a área de atuação do profissional de Letras.

 

Como herança da interação entre as culturas europeia, africana e indígena, o Nordeste apresenta uma rica e heterogênea cultura. Tendo em vista que o EREL também é um evento conhecido por ressaltar a cultura local e nordestina de maneira geral, Teremos apresentações e intervenções culturais durante todo o Encontro. É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia, da qual destacaremos os ritmos musicais, as danças, a culinária e, principalmente, a Literatura.

 

¹ PACHECO, J. A.; MORGADO, J. C. Construção e avaliação do projeto curricular de escola. Porto: Porto Editora, 2002.

ÚLTIMAS POSTAGENS

REALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

bottom of page